"LEITE" DE SEMENTE DE ABÓBORA!!!

Boa noite galerinha, tudo bem???

Hoje vou dar uma dica de receitinha bem bacana, fácil de fazer e muitíssimo nutritiva...
A abóbora (Cucurbita sp.) é um alimento que traz diversos benefícios para a saúde e é utilizada na preparação de diversos pratos, como doces, tortas, sopas, entre outros. Porém, comumente em sua preparação, nos desfazemos da parte mais rica do alimento: a semente!!!
As sementes de abóbora apresentam grande quantidade de nutrientes extremamente benéficos para o organismo, seja por sua quantidade de proteínas, macrominerais (enxofre, fósforo, magnésio, cálcio e potássio); microminerais (cobre, zinco, manganês, ferro); ou fibras.

A inclusão dessa sementinha em nossa alimentação é mais fácil do que você imagina! 
Uma forma bem bacana, que vou estar descrevendo abaixo, é prepará-la na forma de "leite" vegetal, isso mesmo, leite!!! Podendo ser utilizado em preparações como bolos e pães, bem como consumido quentinho com um café ou um chocolate.

Segue aí os passos para o preparo do "leite"de semente de abóbora:

INGREDIENTES

- 1 xícara de sementes de abóbora 
- 1 litro de água

MODO DE PREPARO

Se as sementes forem secas, é importante hidratá-las por pelo nos 12 horas, caso forem in natura, basta deixar 2 horinhas hidratando. Após, escorra as sementes e adicione-as em um liquidificador com a água, é só bater. Coe o leite em peneira, ou pano tipo voal caso não queira nenhum sólido em seu leite. O resíduo coado pode ser utilizado em outras preparações, como biscoitos, pães, patês, sopas e o que sua imaginação permitir. 
É importante guardar o "leite" em garrafa de vidro asséptica para garantir uma maior durabilidade, guarde na geladeira e pronto!

A SOCERJ (Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro) traz uma matéria muito joia sobre o consumo de sementes de abóbora como estratégia para a saúde cardiovascular, confere aí no link:

<https://socerj.org.br/semente-abobora-estrategia-saude-cardiovascular/>


NÃO FALEI QUE ESTAVA LINDO!!! <3 <3 <3






ATIVIDADE COM ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL SANTO AGOSTINHO

No último dia 07 de junho, os integrantes do projeto de extensão EDUCAÇÃO E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: atitudes para uma formação humana e integral se fez presente na Escola Estadual Santo Agostinho - Erechim/RS, levando muita informação e descontração para os alunos do 9° ano. A atividade contou com uma palestra sobre a legislação vigente do programa de Merenda Escolar e noções sobre a composição dos alimentos e valor nutricional, bem como o Guia Alimentar para a População Brasileira (confere o vídeo no link abaixo!!!). Em uma ambiente de muita conversa, os alunos puderam expor um pouquinho sobre seus hábitos alimentares e tirar dúvidas quanto aos alimentos e tipos de alimentos. 
Além disso, o resgate de receitinhas caseiras e locais foi proposto aos alunos!!!
Fica ligado que logo mais, estaremos com muitas receitinhas para compartilhar com vocês!!!







Morgana de Marco


CONFERÊNCIA REGIONAL AgUrb: ALIMENTOS SAUDÁVEIS PARA O CAMPO E A CIDADE




No dia 25 de maio de 2018, integrantes do projeto de extensão EDUCAÇÃO E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: Atitudes para uma formação humana e integral, fizeram parte da CONFERÊNCIA REGIONAL AgUrb: ALIMENTOS SAUDÁVEIS PARA O CAMPO E A CIDADE, ramificação da Conferência Internacional Agricultura em uma Sociedade Urbanizada – AgUrb, o evento contou com a presença de representantes da SUTRAF-AU, da UNICAFES-RS, da FETRAF-RS, da CECAFES, do NIPEAS, bem como do IFRS, da UFFS, da UERGS (locados em Erechim) e da UFRGS.
Com o intuito de um despertar para a atualidade da alimentação local e regional, a conferência contou com palestras trazendo uma contextualização histórica da produção e comercialização de alimentos e da organização sindical e cooperativista na Região do Alto do Uruguai, abordou os desafios e as perspectivas da segurança alimentar e também, os desafios para a organização e a cooperação no campo e na cidade.
Dentro deste cenário, fica a reflexão: será que a agricultura ou a forma que consumimos essa agricultura está trilhando o caminho certo?
Diversos são os fatores que comprovam que não! A crescente da população e urbanização, a concentração da produção e distribuição dos alimentos (oligopólios), as mudanças climáticas, os alimentos sob o controle do mercado e os oligopólios das sementes, fertilizantes, agrotóxicos e da comercialização dos produtos agrícolas e dos produtos industrializados, são alguns dos inúmeros agravantes.
E é por isso que, a discussão destes aspectos e a participação de competências, juntamente com a comunidade acadêmica, que unam forças para buscar soluções, torna-se tão importante!!!
Opte por produtos de produção local, valorize os produtos regionais, procure conhecer o que a região tem a nos oferecer e como podemos contribuir para a melhoria conjunta!

Sobre a AgUrb: A Conferência Internacional Agricultura em uma Sociedade Urbanizada – AgUrb objetiva  reunir  especialistas,  acadêmicos, gestores e organizações envolvidas com temas agroalimentares e interessados em discutir novas estratégias de produção, distribuição e consumo de alimentos. O Brasil foi escolhido para sediar a 3ª edição da Conferência em 2018, que ocorrerá dia 17 de setembro até o dia 21 de setembro de 2018 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Porto Alegre / RS.

Morgana de Marco

NOVO CICLO!!!

Olá galerinha, tudo bem com vocês??? 


Comprimento à todos que seguem e acompanham o trabalho do projeto Educação e Alimentação Saudável, trazendo novidades por aí!!!
Inicia-se um novo ciclo do projeto, cheio de atividades bacanas que serão desenvolvidas com a comunidade interna e externa, além de, é claro, aquelas receitinhas maravilhosas que sempre são postadas no blogg e facebook e que trazem a identidade da alimentação dos alunos com quem trabalhamos. 
Fica ligado que além de tudo isso, sempre tem uma dica joinha sobre alimentos e alimentação!!!